sábado, 15 de janeiro de 2011

AmIgOs ---- Alexandre O´Neill




AMIGO
Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra amigo!

"Amigo" é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!

"Amigo" (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
"Amigo" é o contrário de inimigo!
"Amigo" é o erro corrigido
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada!

"Amigo" é a solidão derrotada!
"Amigo" é uma grande tarefa,
É um trabalho sem fim,
Um espaço sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
"Amigo" vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O'Neill


--------------------------------------------------------------------------------

Este lindo poema é dedicado aos meus Amigos que relembro com imensas saudades, especialmente hoje, DIA de SANTO AMARO, em que iamos todos à sua capelinha, depois de um grande almoço...
No adro comprávamos fiadas de pinhões e passas!... Desciamos a ladeira do Santo Amaro, em alegre brincadeira, com as fiadas ao pescoço e as nossas risadas contagiavam e alegravam toda a gente...
E, nunca falhávamos neste dia...até que, o ano passado, chovia muito, muito e não fomos... foi o 1º ano que faltámos...
Mas a lembrança ficou e permanecerá sempre nas nossas memórias e nos nossos corações....

8 comentários:

  1. Minha querida amiga Lena:
    Muito obrigada pelo lindo poema do O'Neill.
    Gostei muito por teres relembrado o nosso Santo Amaro com tanta sensibilidade.Este ano, para cumprir a tradição lá me resolvi a subir, já com um certo custo a enorme escadaria que me levou até à Capelinha onde rezei uma oração.Comprei então as passas e os gostosos pinhões e finalmente, como sempre, terminei a visita com a contemplação da linda vista sobre a nossa terra.
    Mas que saudades dos tempos em que ali íamos em alegre grupo, cada uma a dizer a sua graça numa algaraviada sem fim...
    Resta-nos, felizmente, a grande amizade que nos une. E agora, beijinhos, muitos beijinhos da Nárita.

    ResponderEliminar
  2. É tão bom partilhar estes momentos da tradição vividos religiosamente por amigos,que também participavam e se uniam nas
    brincadeiras ...nos convivios e em toda a tradição cultural...E é bom que continuem,a
    encontrar-se nesse dia para contarem as vossas coisas...o que vos vai acontecendo...e partilhar emoções e saudades.
    Esses amigos são para toda a vida,são os amigos de sempre...
    São tesouros a conservar ...
    Beijos da mAna.

    ResponderEliminar
  3. Minha amiga Lena
    Que bom termos belas lembranças...E os amigos!!!...Que coisa maravilhosa...Quando Deus me levou toda a minha familia,fiquei triste mas,cheguei à conclusão que,não teno razão para tal,Ele não me deixou ficar sozinha.Fiquei com a sua protecção (disso não duvido) e com uns "amigalhaços porreirinhos"(e quer saber ume coisa?...foi ELE...que os escolheu)
    Obrigada pela sua amizade,minha querida e,obrigada,também,pelo belo poema de Alexandre O`Neill.Um beijo da Vitalina

    ResponderEliminar
  4. Querida Titi, não tive o previlégio de pertencer a este grupo... cheguei mais tarde, estou mais longe, mas kem sabe para o ano (se não chover muito :)) não voltarão a repetir a tradição e não terá uma amiga nova para apresentar, se me derem o prazer de me aceitar? Fiquei aliciada e não conhecia esta tradição, consigo estou sempre a aprender, está a ver? Aliciada com a tradição, deliciada com as s/palavras, os comentários das s/Amigas e c/o O'Neill... fico sempre! Quem não fica?
    Beijinho grande,Isabel

    ResponderEliminar
  5. Na verdade é uma pena vivermos tão afastadas... a Isabel também gosta de vidas simples, como a minha, e seria um prazer tê-la em Leiria!
    Vidas simples mas movimentadas e alegres pois, qualquer de nós não é de estar sentadinha no maple nem de dormir a sestinha...
    Arranjávamos sempre bons programas e variados, com toda a certeza!
    Ir ao Santo Amaro começa a ser cansativo pq a Capela é là no monte e já custa a subir...
    mas, há sempre um grande almoço nesse dia e teria muito prazer em levá-la comigo--ia gostar; estou certa!
    Um grande beijinho, Isabel.
    Titi lena

    ResponderEliminar
  6. Obrigada às minhas Amigas por serem tão tolerantes, generosas e amáveis relativamente aos meus RELATOS sobre as BELAS RECORDAÇÕES da minha INFÂNCIA, que foi tão FELIZ devido ao nosso grande companheirismo, intimidade, PARTILHA e muita AMIZADE.
    Beijinhos da velha amiga lena monteiro

    ResponderEliminar
  7. Linda descrição da festa de Santo Amaro, aonde nãovou ha muito e muitos anos, mas que recordo com muita saudade. Ubrigada pelas lindas palavras que escreveste sobre a nossa adolesçência na nossa linda cidade de Pombal. Lene Otto.

    ResponderEliminar
  8. Lena Otto: Lena já escrevi vários comentários mas não consegui enviá-los. Sabes , sou muito crua com a Net e por isso ando às aranhas. Quero felicitar-te pelas lindas fotos de Leiria que ainda não conheço e da maravilhosa S.Pedro de Muel o lindo presépio ha beire mar. Tabém estou encintada com os poemas , principalmente co os meninos do Huambo e os Putos, que nos fazem lebrar momentos dolorosos da nossa história Parabéns pela tua eloquência e sensibilidadde queme fizeram passar um serão muito agradável por ver coisas maravilhosas
    do nosso querido Pombal, aonda eu tenho as minhas melhores amigas.Deus te ab ençoe pela tua delicadesa de sentimentos e pela tua grande eloquência.

    ResponderEliminar