quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Ah farófias, mais um clássico da doçaria portuguesa, simples receita, simples ingredientes acabam num doce maravilhoso, é parecido com o molotof, no sentido de ser um doce de claras, mas como as claras são cozidas em leite ficam umas nuvemzinhas deliciosas.
Dados Nutricionais: Calorias: 1302 kcalGorduras: 49 grProteínas: 68 grCarboidratos: 148 gr;

Ingredientes:

Instruções:

  • Primeiro separa as claras das gemas e começa por bater as claras em castelo, quando chegar ao ponto deita umas 3 colheres de sopa de açúcar e bate mais um pouco, depois põe de parte
  • Numa tigela mistura as gemas com 200ml de leite meio gordo, mistura bem até estarem bem dissolvidas e põe também de parte.
  • Agora num tacho de preferência largo deita o restante leite, o pau de canela, a casca de limão e 3 colheres de sopa de açúcar e leva a ferver.
  • Quando começar a ferver baixa o lume e deixa este em médio baixo, agora usa uma colher grande de sopa ou de servir e tira conchas das claras para o leite, elas vão flutuar, agora coze um pouco elas de um lado e depois vira, elas devem também crescer um pouco, cozer as claras não demora muito tempo mas é uma questão da quantidade de clara que puseste e do calor.
  • Se elas começaram e ficar mais pequenas então é porque já estão demasiado cozidas, também não enchas a panela, põe umas quantas colheres, depois coze e retira para um escorredor para retirar o excesso de leite, repete o processo até fazeres todas as claras.
  • Depois de teres cozido todas as claras, baixa o lume do leite e tira uma concha do leite quente e põe na tigela que tem as gemas e mistura bem com uma varinha, vai acrescentando leite morno até a mistura estar quente, depois retira a casca de limão e pau de canela e deita a mistura da tigela de volta para o tacho onde está o leite (fazes isto para não coalhar os ovos, aquecendo eles devagarinho).
  • Agora mexe continuamente a mistura com uma varinha até engrossar, prova para ver se o doce está no ponto e retira do lume.
  • Agora é só por com cuidado as claras numa travessa e deitar o creme de ovos por cima, polvilha com um pouco de canela moída e está pronto a servir, é delicioso tanto quentinho como fresquinho.

Read more at http://www.iguaria.com/sobremesa/doce/farofias/#wGXxYlIbd7dgTtKG.99

Sem comentários:

Enviar um comentário