quinta-feira, 31 de março de 2011

Espigueiro no Parque de BOTICAS




Fomos encontrando diversos tipos de ESPIGUEIROS--- pedra e madeira, só pedra e só madeira.

Como sabemos os ESPIGUEIROS têm de ser bem arejados para que os cereais se conservem em bom estado nos INVERNOS RIGOROSOS de TÁS-OS-MONTES.

2 comentários:

  1. Lena, que lindo espigueiro. Faz-me lembrar os cabaneiros do Suajo, aquele conjunto soberbo, que os nossos antepassados por lá deixaram.
    No Suajo, só são conhecidos por cabaneiros.
    Não me souberam explicar porquê, mas não me importei, porque são maravilhosos e uma relíquia para Portugal.
    Os espinheiros encontrei-os na Serra do Caramulo, entrando pele serrania adentro, onde se encontram junto das aldeias, muito antigas da sarra com as suas caracteristicas casa de granito. Uma beleza.
    São construidos em madeira, às ripas para os cereais serem arejados. Vale a pena ir ver, quando se desce a serra para Tondela. Eu, que nasci na Beira Alta, nunca os tinha visto, porque na região de Viseu, mesmo a caminho da Estrela não se encontram. Não me importo, porque os que vi no Caramulo, proporcionaram-me uma imagem belíssima. Vale a pena. Temos coisas muito bonitas espalhadas por Portugal.
    2/4/2011...Lena Otto.

    ResponderEliminar
  2. Lena:

    Também adorei os espigueiros do SUAJO; até hoje foram os mais bonitos que já vi--- são lindíssimos porque formam um conjunto espectacular...adorei mesmo!!!
    Não conheço os da serra do CARAMULO; já lá fui duas vezes mas certamente não passei nessa zona!!!QUE PENA!!!

    Achei muito graça pois não sabia que no Suajo chamavam "cabaneiros" ---o nome tem piada pois os Espigueiros são pequenas cabanas, mas às ripinhas...tem muita piada pque o nome tem uma certa motivação...enfim ... abrigam os cereais durante o inverno!...
    Na verdade Lena conheces todo o nosso Pais e, concordo contigo porque é lindo e muito variado...é um grande prazer para mim fazer estas viagenzinhas onde vou conhecendo algumas regiões.
    Obrigada LENA e um grande beijinho pela tua presença que me vai trazendo novas perspectivas.
    Abração
    lena monteiro

    ResponderEliminar