domingo, 6 de março de 2011

Os Passarinhos de Afonso Lopes Vieira


Os passarinhos


Que bonito, que engraçados que pequenos, coitadinhos, os estouvados dos passarinhos!
A sua vida é cantar, voar, brincar pelo ar, e alegrar, com seus chilreios tão cheios de graça e boa alegria, a luz do dia!
Que bonitos, que contentes, e que espertos, coitadinhos, os inocentes dos passarinhos! A sua vida é voar, cantar, brincar pelo ar em ranchos alegres e mui divertidos; e, quando poisam em ramos floridos, parece que as flores estão a gorjear!
Que bonitos, que engraçados os passarinhos se estão casados dentro dos ninhos, e vão criando com mil cuidados os seus meninos!
E então quando os pequeninos, já mais crescidos, podem sair? Vêm com os pais e eles piam, piam, piam, muitos contentes, os atrevidos, assim a modos que a rir e aos ais . . .
E os pais estão a dizer: - Vê lá se cais! Por aqui, por aqui, por este lado, devagarinho, que tu és um passarinho muito pequeno. Cuidado!
Sim, quando fores grande, então voarás: e hás-de ir subindo cantando e rindo sempre a voar, lá tão alto, que o Sol fique pertinho de ti, meu pobre e lindo passarinho! . . .

Afonso Lopes Vieira,

3 comentários:

  1. No antigo Parque Infantil de Leiria havia umas pequenas estatuetas e junto destas uns bonitos azulejos com versos de Afonso Lopes Vieira... "Os passarinhos/Tão engraçados/Fazem os ninhos/Com mil cuidados..."
    Que bom que é ser-se pequenino...
    Bom domingo e já agora Bom Carnaval!

    ResponderEliminar
  2. Lena Otto
    Lembro-me muito bem do lindo poema dos passarinhos tão engraçados, fazem os ninhos com mil cuidados, são para os filhinos que estão para ter, que os passarinhos os vão fazer.
    Que linda recordação da nossa infância.
    Não tenho mandado mensagens, porque o meu computador esteve no estaleiro. Beijinhos.
    11/3/2011

    ResponderEliminar
  3. Lena Otto

    Claro que não te mandei os parabéns pelas belas coisas que publicas, mas já sab es que sou tua admiradora ferranha. Mais uma vez parabéns pela tua sensibilidade que vem ao encontro da minha.
    Continua com as tuas lindas publicações para agrado dos teus seguidores.
    11/3/2011.

    ResponderEliminar