quarta-feira, 30 de março de 2011

REcordando MIGUEL TORGA ---BICHOS

....."Bichos é, também, o retrato fiel do viver trasmontano; uma vida de suor e lágrimas, por entre escolhos e lobos, mas sempre repleta daquela alegria que só o sofrimento pode justificar: a alegria de ser, de viver em comunhão total coma natureza, em fusão permanente com os elementos.

Miguel Torga fez desta obra um testemunho impar da união natural entre os Homens e os Bichos – a simbiose da vida. No meio dos dois, a terra, o traço que lhes dá vida. No trabalho, nas paixões e nas dores, os bichos compartilham com os homens as esperanças e as desgraças.

Curiosa a palavra: “bichos” e não “animais”. Bichos são, talvez, os animais humanizados, irmanados com o homem na mesma luta; na vida. "......
( TEXTO retirado da Net)

Recordemos a evocação que faz do TOURO --- Miura, animal essencial na cultura e na vida diária do TRANSMONTANO....O GALO---- Tenório--- imprescindível nas famílias e no quotidiano das aldeias, o Melro ---- Vicente,---- os seus Cães, companheiros diários e, sempre presentes nas suas caçadas...etc, etc,....

5 comentários:

  1. Olá Lena,
    E quem não se lembra do Mago, o gato da D. Sância, do Tinoco e da Boneca?
    Efectivamente, já não são animais. São companheiros que, como nós, têm os mesmos defeitos e virtudes.
    Um beijinho
    Carlos

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos!

    Muito obrigada pela sua presença na Gavetinha!

    Agradeço também que nos tivesse trazido às nossas memórias o Mago, o Tinoco e a Boneca...
    Como diz fazem parte do nosso imaginário, não como bichos mas sim como companheiros!
    Pois quem não recorda com tanta saudade os animais com quem vivemos e que tanta saudade nos deixaram???
    Neste momento estou a vêr o seu Pai sempre com o seu cão e que tanta companhia lhe fazia...Sim, não são bichos são companheiros que nos acariciam...
    Um beijinho
    Lena

    ResponderEliminar
  3. Olá Lena!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ficou mais rica a tua "Gavetinha" com este belo trabalho sobre o passeio que realizaste.
    Uma maravilha! Gostei muito de reviver os Bichos de Miguel Torga bem como a sua belíssima poesia.Gostei ainda das lindas fotografias que tiraste e que tão bem soubeste enquadrar!
    Parabens e muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Desculpa Lena, mas esqueci-me de assinar.
    Aqui vai com mais beijinhos da
    Narita

    ResponderEliminar
  5. Fiquei encantada com a poesia de Miguel Torgaque sempre nos toca o coração. Gostei da referência aos lobos, que eram uma constante na vida dos Transmontanhos e dos Minhotos, que quase coabitavam com eles.
    Tudo que vi do que publicaste sobre a região transmontanha, é belo,belo.Pene não estar ao alcance de toda a gente, principalmente dos apreciadores da natureza, da qual o nosso país é pródigo. Bem haja.
    2/4/2o11.....Lena Otto.

    ResponderEliminar