quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Este Inferno de AMAR... ALMEIDA GARRETT


Este inferno de amar - como eu amo! -

Quem mo pôs aqui n'alma... quem foi?

Esta chama que alenta e consome,

Que é a vida - e que a vida destrói -

5 Como é que se veio a atear,

Quando - ai quando se há-de ela apagar?

Eu não sei, não me lembra: o passado,

A outra vida que dantes vivi

Era um sonho talvez... - foi um sonho -

10 Em que paz tão serena a dormi!

Oh! que doce era aquele sonhar...

Quem me veio, ai de mim! despertar?

Só me lembra que um dia formoso

Eu passei... dava o sol tanta luz!

15 E os meus olhos, que vagos giravam,

Em seus olhos ardentes os pus.

Que fez ela? eu que fiz? - Não no sei;

Mas nessa hora a viver comecei...


Almeida Garrett

4 comentários:

  1. Lenita
    Teve bom gosto nos poemas que escolheu e as imagens estão espectaculares.
    Para mim Maria Veleda foi uma surpresa, pois não conhecia.
    Gostei imenso da apresentação, na Academia, feita pela Maria José.
    Muitos parabéns pela sua gavetinha, que é sempre cheia de surpresas, bem agradáveis.
    Eugénia Ferrari

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Eugénia pelas suas palavras amigas.

    Na verdade todas as apresentações que a Maria José tem feito sobre a obra de sua Bisavó, Maria Veleda, têm sido sempre muito interessantes e agradáveis.

    Tem sido também para mim muito gratificante vêr a partilha das colegas e das amigas na Gavetinha e no Nosso Blog do Teclar a propósito dos Poemas e da obra de Maria Veleda.

    Muito obrigada a todas as Amigas
    Beijinho lenita

    ResponderEliminar
  3. Olá Lenita:
    Que linda a homenagem a Almeida Garret...
    Nasceu no Porto,a minha cidade emprestada,em
    1799...imagine que ainda continuamos a lê-lo e a falar dele...Realmente a morte não mata da nossa memória os grandes Portugueses,que tornaram o nosso Pais mais rico culturalmente...
    Ainda lembrando Garret,estudou em Coimbra,mas
    a sua vida estudantil foi muito polémica,pois
    as suas ideias liberais e algumas das suas obras nessa altura eram consideradas ultrajantes.
    Assim...resolveu exilar-se em Inglaterra,onde
    contactou com grandes nomes da literatura Romântica,Byron e walter Scott...etc...
    Com as influências recebidas escreveu "Camões" obra marcante para o Romantismo português.
    Escreveu uma das minhas obras favoritas "Frei
    Luís de Sousa"...
    É um grande Português...e eu falo no presente
    porque continua aqui e agora...no nossso
    coração e nas nossas memórias...
    Beijinho amiga e mais uma vez agradeço,lembrar-se deste Grande Senhor das
    letras e da criatividade...
    MAna.

    ResponderEliminar
  4. Sim MAna foi um grande escritor, quer na prosa, quer na poesia!

    Não podemos esquecer "As Viagens na minha Terra" que de vez em quando recordo, pois me vem à mente a Joaninha dos olhos verdes do Vale de Santarém, que achei uma maravilha...
    Assim como o " Carlos", que tinha todos os seus ideais, mas engordou e fez-se barão...

    É um Carlos cheio de actualidade pois, está sempre presente na nossa sociedade ....

    É bom evocar estas figuras que os nossos escritores criaram e que continuam sempre actuais...

    Beijinho MAna

    ResponderEliminar