quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Soneto de Maria Veleda






Penso que hei-de morrer, ai... brevemente
Pois da velhice pesam-me os invernos;
Que hei-de ascender aos gozos sempiternos,
Aos pés de Deus, magnânimo e clemente.

Em plena luz vivendo alegremente,
Do mundo esquecerei negros infernos,
Meus cânticos soltando, ledos, ternos,
Num poema de Amor, efervescente.

Mas quem há-de amparar-vos, ó meus filhos??
Seguir-vos na aspereza destes trilhos??
Incutir-vos coragem p’ra viver??

Tendes outros afectos... sei-o bem!
Mas não tendes, não tendes outra Mãe...
- Então choro... com pena de morrer!...

Maria Veleda, 1931



Maria Veleda, bisavó da minha Amiga e Colega, Maria José Franca Miranda, foi uma grande lutadora pela Implantação da República e grande defensora dos "Direitos e da Independência das Mulheres".
Mas, para além destes notáveis predicados, foi uma Poetisa Maravilhosa!
Uma LINDA SENHORA.

Com um grande abraço de felicitações para a Zé transcrevo, com sua autorização, estes dois sonetos da sua Bisavó.

Parabéns Amiga.
Beijinho da Lena

3 comentários:

  1. Lena, foi com grande emoção que li as tuas palavras e que vi publicado um dos sonetos da minha bisavó.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Lena,estás de parabens!
    Conseguiste um esplêndido trabalho não só pela lindíssima poesia que inseriste, como tambem pelas fotos magnificas que tiráste dessa bela cidade onde tens a sorte de viveres.
    Um grande beijo
    Narita

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Narita!

    Também gosto muito da Poesia que transcrevo e fico contente por também a apreciares!

    Os sonetos da Bisavó da minha AMIGA, Maria Veleda, transmitem-nos sentimentos muito profundos, repassam uma enorme tristeza, muita angústia, mas são de uma beleza inexcedível e, simultaneamente trazem-nos muita Paz!

    Quanto à cidade onde, dizes tu, tenho a sorte de viver também concordo contigo --- está muito bonita--- a zona pedonal, que ladeia o Rio é fabulosa e a nossa Praça Rodrigues Lobo é uma sala de visitas maravilhosa...para além da nossa Linda Fonte Luminosa...

    No entanto, também acho a nossa vila, agora cidade, muito bonita; gostei imenso de lá viver e é onde tenho muitas e boas AMIGAS, entre as quais estás TU, minha AMIGA!
    Obrigada Narita e um grande beijinho pela tua colaboração, que tanto me incentiva!
    Beijinho Amiga
    lena monteiro


    Agradeço as tuas palavras Narita.
    Beijinho lena monteiro

    ResponderEliminar