sábado, 4 de dezembro de 2010

SONETO e FOTO de Maria Veleda


SPLEEN

Há muito que não vivo! Atroz verdade!
Há muito que a minha alma soluçante
Anda longe de mim, perdida, errante,
Num infinito mar de tempestade!

Nem lágrimas já tenho, nem saudade
Do meu sonho de Amor já tão distante...
Não passo dum cadáver ambulante,
Um joguete na mão da Eternidade.

Tudo em mim são ruínas e é tristura,
- Vivo de não viver - sem fim, sem norte,
E só tenho uma esp'rança: a sepultura.

Ao céu mudo ergo os braços - mas em vão!
Deus não existe; só existe a Morte,
Que eu sinto a devorar-me o coração!

Maria Veleda

4 comentários:

  1. Dª Helena
    Obrigada, por nos mostrar que ainda vale a pena viver neste país, são mulheres desta grandeza que dão valor á nossa existência.
    O poema é sofrido, é o espelho da alma de muita mulher, que são fortes como ela foi!
    Bjs. da Ana José

    ResponderEliminar
  2. Olá Lenita:
    Em primeiro lugar queira eceitar as minhas felicitações por nos dar a conhecer esta Mulher...
    Não pude deixar de fazer uma pesquisa sobre
    esta Grande Senhora que dedicou a sua vida a
    Grandes Causas Humanitárias...
    O seu coração...dotado de imensa generosidade
    e solidaiedade pelos mais desfavorecidos,levo-a a iniciar várias lutas
    numa época em que o papel destinado à mulher
    era muito limitado.
    Claro que teve muitas desilusões...que sempre soube ultrapassar...o seu amor pelos outros a sua inteira dedicação a Portugal deram-lhe muita força...para continuar com os
    grandes ojectivos a que se propusera...
    Quero através deste espaço deixar a minha Homenagem de inteira gratidão a Maria Veleda
    pela forma como esteve no Mundo...
    É um exemplo para todas as mulheres do seu País...
    Obrigada pelo que fizeste! Obrigada pela tua coragem! Obrigada por seres Portuguesa!...
    Ana Carita.

    ResponderEliminar
  3. Olá:
    Ao rever o texto vi que algumas palavras não estavam bem,assim sendo vou emendá-las.
    2ªlinha aceitar.
    8ªlinha solidariedade.
    15ªlinha objectivos.
    Beijinhos para vós em especial para a Bisneta
    desta Grande Senhora...
    MAna

    ResponderEliminar
  4. Obrigada minhas Amigas pelos comentários tão generosos e tão merecidos que teceram a Maria Veleda!
    Esta Grande Mulher tem toda a nossa apreciação pois, lutou imenso, com muitos sacrifícios e imensa generosidade, ensinando Mulheres a ler e protegendo crianças. Maria Veleda amava os desprotegidos e lutava por eles com todas as suas Forças que, por vezes, lhe faltavam. É digna de toda a nossa admiração e respeito .Obrigada pelos vossos comentários, minhas Amigas.
    Beijinho da lena

    ResponderEliminar